domingo, 24 de abril de 2011

SEDA (S)

Filamento obtido nos casulos de lagartas. È proveniente de três fontes:

1.Natural: resulta da produção do bicho-da-seda, é extremamente macia, o que a difere da falsa seda

2.Cultivada: fiadas por bicho-da-seda criados em estufas; também produzida pela lagarta bombyx morri, espécie de mariposa.

3.Silvestre: também é natural , porém possui menos brilho e é utilizada com outras fibras devido á alimentação diferenciada da lagarta.

A seda é considerada a mais forte fibra natural e apresenta baixa condutividade e alta absorção, o que resulta no isolamento térmico do corpo e evita o acúmulo de transpiração.

PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS E MECÂNICAS DA SEDA:

-comprimento da fibra: 1200 a 4000 metros

-cor: branca

-título: o fio individual (filamento) tem em média um título de 1,33 dtex (Td 12)

-pureza: muito alta quando a seda está desengomada

-conservação de calor: satisfatória

-toque: macio, liso e quente

-combustão: arde com incandescência retardada

-lavagem: água morna e detergentes finos; não pode ser fervida

-absorção de umidade: alta

-alongamento: bom, melhor qu o de fibras vegetias e inferior à lã; A seco: 18 a 24% / A úmido 25 a 30%

-comportamento contra insetos nocivos: pode ser atacada por traças;

-temperatura para passar à ferro: 130 à 160 °C

-solúvel em ácidos, pouco degradada em bases

-sofre oxidação por radiação U.V.

-boa elasticidade

-Uso da seda: como seda de costura, seda para casear botões, fios de malharia, tecidos para blusas e camisas, seda virada, veludo de seda, gravatas, chales.

Seda das aranhas:

“A teia de aranha é mais fina que um fio de cabelo, mais leve que o algodão e mais forte que o aço.”

Com suas propriedades ela atormenta os cientistas que buscam sintetizá-la e produzi-la em larga escala.

Aplicações:

· Empregada na fabricação de instrumentos ópticos como lunetas e micrometros Confecção de redes de pesca em tribos da Polinésia Como hemostático em feridas Fabricação de tecidos e chapéus para proteção da chuva

· Projetos para o uso:

· Coletes à prova de bala Fabricações de roupas e sapatos a prova d água Cabos e cordas Revestimento antiferrugem Pára-choques para automóveis Tendões e ligamentos artificiais

Composição da seda

“A seda da aranha é um complexo de proteínas composta principalmente de glicina, alanina, serina e tirosina, denominada genericamente por fibroína, apresentando estrutura secundária do tipo conformação.”

-Países produtores, exportadores e importadores: “A produção mundial de seda é inferior a um por cento da produção total de matéria-prima têxtil. China e Japão foram sempre os maiores produtores, As nações produtoras, são exceto Japão e Itália, também exportadoras. A Itália logo a seguir a França são grandes importadoras e produtores de seda na Europa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso é gay!!!

Anônimo disse...

Gay és tu. Este site ajudou-me muito, e eu agradeço a quem o criou, graças a ele, tirei 5 a educação tecnológica, a TIC propriamente e quem não gosta deste site, é muitíssimo burro sem igual. E não sou nenhum anónimo, não tenho medo de dizer quem sou. Sou a Telma Beatriz Batista Dias, tenho dez anos e moro em Freamunde, na Travessa de Madões nº21, e quem for ao Google maps vê logo a minha casa, com um cão amarelo como imagem. Chau, SR.Gay. E já agora, a minha melhor amiga é a Pusca, a minha cadela e os meus melhores amigos todos são: os animais que já partiram e os que eu tenho. O max, o Bobi e o Joli são os meus cães, a Fofa e a Boneca são as minhas gatas, o Saffari e o Talisca são os meus gatos, o Tintim é o meu canário, as três galinhas são as três irmãs, o meu garnisé é o Garu, o outro garnisé é o Bird, a minha garnisé é a Chicken, e ainda tenho 6 pitos brancos e 6 pitos vermelhos a quem ainda não dei nome. Eles todos untos. ou separados um em cada um são mais espertos que tu Sr. ou SRA. Gay.
xau.

Anônimo disse...

mas tu es parva ou que?? tu vais dar as tuas informacoes pessoais na net???

Anônimo disse...

tudo puta

Anônimo disse...

Ao pesquisar sobre um trabalho de nível superior, me deparo com isso!?

. disse...

Deriqui....