domingo, 24 de abril de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE

O SETOR TÊXTIL BRASILEIRO

Para que possamos analisar o setor têxtil brasileiro, deve-se perceber sua importância e participação histórica, já que foi um dos primeiros setores a ser implantado nos tempo do Império, ainda no século XVI. O Brasil apresentou certo pioneirismo nesse setor, de que é um dos mais tradicionais e essenciais para a economia brasileira.

Os séculos se passaram e o Brasil ainda merece destaque desse setor, tanto para o mercado interno, como externo. O algodão produzido no Brasil tem altos índices de importação, já que esta é a fibra mais utilizada para produção de tecidos e outros artefatos. Além disso, o algodão é muito procurado no nosso país já que faz parte do setor informal, procurado principalmente pela população de baixo poder aquisitivo, que apresenta a maioria do consumidor brasileiro.

No fim do século XIX o país contava com 44 fábricas de tecidos, hoje ocupa o 7º lugar mundial, possuindo cerca de 30 mil empresas têxteis que representam cerca de 3,5% do PIB nacional. Além disso, contamos com o 3º lugar em fabricação de tecidos de malha, 8º lugar em tecidos planos e 6º lugar em fabricação de artefatos confeccionados.

Hoje nosso país não se contenta apenas em com aplicações convencionais, como produção fios para tecidos e artesanatos. Técnicas alternativas para a utilização dessas fibras têm sido desenvolvidas nas ultimas décadas, como a utilização de fibras naturais como reforços para plástico, que podem ser processadas por diversos métodos de processamento do plástico (extrusão, injeção, calandragem, prensagem) quanto incorporado ao mesmo. Essa é uma das diversas utilidades das fibras que podem ser exploradas.

Portanto, a importância do Brasil nesse setor é inegável e seu desempenho se mostra cada vez mais crescente. Contamos hoje com exportação de nossos tecidos para o mundo todo (principalmente Argentina, Japão, Indonésia, China e África do Sul), que busca a qualidade indiscutível de alguns de nossos tecidos, como algodão e seda. O que costumava a ser um setor de tradição se torna a cada dia um destaque no comércio mundial.

Um comentário:

profa. disse...

como os dados de todo este trabalho que vocês fizeram pode participar desse mercado?