PROPRIEDADES QUÍMICAS, FÍSICAS E MECÂNICAS:
-brilho: conforme o desejo, desde altamente lustroso a profundamente opaco
-conservação de calor: satisfatória
-tingibilidade: boa capacidade de absorver corantes
-elasticidade: mais alta que das fibras vegetais, inferior a do algodão e da seda
-densidade: 1,5 a 1,6 g/cm
-absorção de umidade: muito alta, de 85 a 120%
-massa volumétrica: 1,52 [semelhante à do algodão].
-recuperação de umidade: [20ºC e 65% de umidade relativa]: 14 %.
-retenção de água: até 150 % do seu peso seco com forte dilatação.
-combustão: arde rapidamente com cheiro a papel queimado deixando pouca cinza de cor cinzenta clara.
-ação do calor: até 190ºC resiste sem amarelecimento nem degradação.
- Permanece Macia - O toque macio oferece uma sensação como "pele sobre pele". Mesmo após muitas lavagens a Modal permanece macia como no primeiro dia;
- Sua pele respira livremente - As características fisiológicas da Modal reforçam a sensação de "pele sobre pele". Modal absorve 50% a mais de umidade do que o algodão. E mais depressa. Assim a pele permanece seca e consegue respirar.;
- Efeitos brilhantes - Não importa se são cores fortes ou delicadas. Modal absorve os corante de forma rápida, profunda e permanente. A Superfície lisa da fibra é responsável pelo brilho sedoso dos artigos de Modal ou em misturas com outras fibras;
- A melhor mistura:
Com algodão: Visual mais atraente dos produtos; Brilho mais sedoso; Macio e fresco
Com linho: Macia e maleável com toque mais fresco
Com lã: Mais macia, toque aconchegante; Mais alto conforto de uso e agradável à pele
Com poliester:Alto conforto de uso; Alta durabilidade
Com acrílico:Propriedades excelentes de uso e manuseio; Caimento deslizante e maleável
Com poliamida:Alto conforto de uso; Toque macio
COMPORTAMENTO RELATIVAMENTE A:
-Ácidos: a viscose é sensível aos ácidos aumentando a degradação com a concentração e a temperatura da solução.
-Bases: as soluções alcalinas provocam a dilatação das fibras, dependendo a degradação da concentração e da temperatura.
-Oxidantes: a deterioração das fibras não se manifesta com as concentrações de oxidantes habitualmente usadas [Água de Javel].
-Redutores: não exercem qualquer ação sobre a viscose.
-Diluentes: os usados na limpeza a seco não causam qualquer degradação na viscose.
MANUTENÇÃO
Não deve ser lavado em máquinas pela perda de resistência quando molhado e pela agitação que o equipamento provoca, o que poderá gerar arrebentamentos.Apresenta baixa resistência, porém não deve ser "passado" em temperaturas elevadas pela perda de resistência.
USOS
O campo de utilização é bastante amplo, sobressaindo no vestuário em geral, na confecção de forrações para sofás (deve-se Ter moderação neste aspecto), em misturas como outras fibras e em imitação de seda, erroneamente chamada de seda javanesa ou de seda artificial, quando na forma de filamentos contínuos.
FONTE
“Após um longo estudo sobre a celulose, descobriram o processo viscose. Descoberta em 1891 e patenteada em 1892, a produção foi iniciada em 1905 em Goventry, constituindo-se na primeira fibra artificial.São fibras químicas e obtidas através da celulose quimicamente tratada. A fonte decelulose tanto pode ser a polpa da madeira, quanto as diminutas ramas de algodão. Mediante o emprego de diferentes tipos de celulose, diferentes produtos químicos, diferentes técnicas defabricação pode-se conduzir a três tipos principais dessas fibras. O Viscose, o Cupramônio e a Nitrocelulose.”
CAMPO DE APLICAÇÃO
Tecidos para vestuário feminino, vestuário esportivo e forros. Especialmente no caso do vestuário feminino é freqüente a utilização de fios de viscose associados a fios de urdidura em poliéster ou a diferentes filamentos.Têxteis para o lar, como sejam toalhas de mesa e tecidos de estofamento de mobiliário.Aplicações técnicas e industriais, como por exemplo telas para filtros, não tecidos e chumaços.
BENEFÍCIOS
Maior conforto, especialmente em climas quentes. Em contato com o corpo, transmite uma agradável sensação de suavidade e frescor.Absorção de água elevada, importante em aplicações como toalhas de banho, artigos de limpeza, absorventes higiênicos, etc.
Elevada transferência de calor, mais uma característica que torna a viscose adequada ao clima quente.Em puro, apresenta um caimento fluido. Quando utilizada em conjunto com outras fibras, facilita a adequação do caimento à aplicação.Boa solidez das cores, por isto não desbota.Toque suave e macio, permitindo a fabricação de tecidos e malhas mais confortáveis.
DESVANTAGENS
Baixa resistência quando molhada, encolhe e amarrota com facilidade; sensível ao ácido acético e ao vinagre; amarelece e desbota com a transpiração, queima com facilidade.
Um comentário:
e sobre flamabilidade?
Postar um comentário